Bel√©m e Regi√£o ALIMENTO SAUD√ĀVEL

I Feira do Produtor Rural da Agricultura Familiar em Mosqueiro vai até final de julho

Por Por Roberta Corrêa

11/07/2021 às 21:03:17 - Atualizado h√°
Dona Oneide Bitencourt Santana, 72 anos, vende plantas ornamentais que cultiva no assentamento Mártires de Abril

Mosqueiro desfruta da I Feira do Produtor Rural da Agricultura Familiar, que funciona todos os dias durante esse mês de julho, na Praça do Carananduba.

A iniciativa da Cooperativa Agrícola de Mosqueiro (Coopam), tem o apoio da Secretaria Municipal de Economia (Secon), na comercializa√ß√£o dos artigos produzidos e confeccionados pelos próprios produtores rurais da ilha.

Entre os produtos comercializados na I Feira do Produtor est√£o, hortifrutigranjeiros, pescado vivo, galinha caipira, plantas ornamentais, além do artesanato em madeira, croch√™, bijuterias e outros materiais recicl√°veis. Comidas típicas e lanches também s√£o vendidos nas barraquinhas, durante o final da tarde e noite.

De acordo com o vice-presidente da Coopam, Augusto César, cerca de 19 comunidades, além do Movimento Sem Terra (MST), est√£o envolvidos na organiza√ß√£o da feira. S√£o produtores dos assentamentos Mari Mari I e II, Elizabeth Teixeira, Paulo Fonteles, Chico Mendes, Nova Esperan√ßa, Paraíso do Portal e 19 de Abril. "A ideia é inserir todas as 44 comunidades existentes em Mosqueiro, sendo uma de quilombola e outras seis ribeirinhas, nessas atividades", destacou o dirigente da cooperativa, que também é produtor do assentamento Paulo Fonteles.

"Disponibilizamos barracas padronizadas para que as trabalhadoras e trabalhadores possam vender os produtos com dignidade. A proje√ß√£o é tornar essa feira permanente e n√£o apenas durante as férias. Assim os produtores poder√£o gerar renda todos os meses do ano", afirmou o Secret√°rio Municipal de Economia, Apolônio Brasileiro.

Dona Oneide Bitencourt Santana tem 72 anos é uma das agricultoras que participam da feira com a venda de plantas ornamentais. A produtora familiar do Movimento Sem Terra (MST), localizado no assentamento M√°rtires de Abril, revelou que "ficou bem melhor comercializar de forma organizada e com essa barraca nova, que dar para expor melhor as plantinhas".

Já a artesã Francy Soares, da comunidade Mari Mari I, aposta na tecnologia para aumentar as vendas. "Estamos em processo de venda com cartão e Pix, pois sabemos que hoje em dia isso facilita na comercialização", observou a trabalhadora.

Hor√°rio de funcionamento

A I Feira do Produtor Rural da Agricultura Familiar de Mosqueiro, ocorre todos os dias do m√™s de julho, na Pra√ßa do Carananduba, das 8h às 14h, com a comercializa√ß√£o de hortifruti, plantas ornamentais, pescado e demais produtos de feira e, das 18h às 22h, com vendas de artesanatos, comidas típicas e lanches variados.

Fonte: Com Informa√ß√Ķes da Ag√™ncia Bel√©m
Comunicar erro
Portal Pará1

© 2021 Portal Pará1 - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Pará1