Belém e Região Saneamento

Iniciada a limpeza na doca do Ver-O-Peso

Por Joyce Assunção

03/05/2021 às 20:49:33 - Atualizado h√°

A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) de Belém iniciou nesta segunda-feira, 03 de maio, a limpeza da doca do Ver-o-peso, popularmente conhecida como "pedra do peixe". A miss√£o é eliminar resíduos acumulados por mais de uma década, tempo em que o espa√ßo n√£o recebia limpeza e, por isso, escondia seis dos 14 degraus da escadinha. A a√ß√£o deve ocorrer pelas próximas duas semanas ou enquanto houver lixo no local.

No momento da a√ß√£o, a maré estava baixa. Com isso, a equipe de limpeza constatou diversos objetos acumulados no local, como pneus, garrafas de pl√°stico e de vidro, sacolas e outros tipos de entulho. A Sesan estima que devam ser retiradas durante a opera√ß√£o cerca de 120 toneladas de material.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodigues, esteve no local acompanhando a limpeza. Ele enfatizou que esse trabalho tem import√Ęnca fundamental porque valoriza a marca histórica do Ver-o-Peso, que é a de ser o principal entreposto pesqueiro do estado do Par√°. "Realmente, é um símbolo de Belém e n√£o pode permanecer, assim, abandonado. O que nós estamos fazendo aqui é tratar Belém com carinho, é cuidar afetivamente da nossa cidade", disse o gestor municipal.

De acordo com a Sesan, além da equipe com o maquin√°rio, a Secretaria também trabalha com guarni√ß√£o de pessoas para fazer o servi√ßo manual, que chegar√° às escadarias e laterais da doca do Ver-O-Peso, onde as m√°quinas n√£o conseguem alcan√ßar. "O trabalho vai ser feito nessa primeira doca e depois vamos estender ao m√°ximo que pudermos", disse o diretor de resíduos sólidos da Sesan, Pedro Piqueira.

A opera√ß√£o de dragagem mec√Ęnica faz parte da a√ß√£o "Belém Bem Cuidada" e também vai permitir "a elimina√ß√£o de resíduos acumulados na doca do Ver-O-Peso, que impactam diretamente no meio ambiente", disse o diretor.

Interdi√ß√£o - Foi montado uma barreira de prote√ß√£o para evitar que embarca√ß√Ķes aportem no local do servi√ßo de dragagem, assim como na Pedra do Peixe, onde feirantes e compradores trafegam. Parte do espa√ßo foi isolada e sinalizada.

Sobre do tr√Ęnsito dos permission√°rios na Pedra do Peixe, o titular da Diretoria de Feiras, Mercados e Portos da Secretaria Municipal de Economia (Secon), Pedro Amilton, explicou que "desde que foi autorizada a dragagem daqui, informamos a todos os permission√°rios e para o coordenador do complexo que essa √°rea n√£o deveria ser ocupada nesse período, para que o trabalho fosse realizado sem problemas."

Fonte: Com Informa√ß√Ķes da Ag√™ncia Bel√©m
Comunicar erro
Portal Pará1

© 2021 Portal Pará1 - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Pará1