Belém e Região AUTISMO

Live da Apae Belém discute avanços na legislação paraense sobre autismo

Programação marca o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Por Por Fernando Assunção

02/04/2021 às 19:21:31 - Atualizado h√°
Clebson Felipe, diagnosticado com o transtorno e usuário da Apae Belém. Ele atua como locutor e apresentador do programa "Memórias Musicais", disponibilizado no canal de rádio da instituição

A Apae Belém realiza, nos dias 5 e 6 de abril, o evento virtual "Autismo: Inclus√£o e Pol√≠ticas P√ļblicas". A programa√ß√£o marca o Dia Mundial de Conscientiza√ß√£o do Autismo, celebrado nesta sexta-feira, 2. A transmiss√£o ocorre pelo canal da TV Apae Belém no YouTube e re√ļne especialistas e pessoas que vivem com a condi√ß√£o.

Cerca de 20% dos usu√°rios dos servi√ßos da Apae Belém t√™m Transtorno do Espectro Autista (TEA). A entidade é refer√™ncia no atendimento a pessoas com defici√™ncia intelectual e m√ļltipla na capital paraense e oferece educa√ß√£o especializada complementar ao ensino regular, assist√™ncia social e atendimento de sa√ļde, via Programa de Atendimento/Acompanhamento da Pessoa com Autismo.

No Par√°, desde maio de 2020, mesmo com a pandemia, avan√ßou a legisla√ß√£o referente à prote√ß√£o e garantia de direitos da pessoa autista, com a publica√ß√£o da Lei Estadual N¬ļ 9.061/2020. J√° em fevereiro de 2021, a Lei Estadual N¬ļ 9.214/2021 foi aprovada, garantindo validade com prazo indeterminado para laudos de diagnóstico de autismo.

Essas pol√≠ticas p√ļblicas s√£o um dos eixos do encontro on-line, como adianta a gerente do Complexo de Atendimento Multidisciplinar de Sa√ļde (CAMS) da Apae Belém, Carol Salom√£o. "O avan√ßo em termo de pol√≠ticas p√ļblicas para pessoas autistas é um ganho, principalmente no sentido do reconhecimento, valoriza√ß√£o, desenvolvimento e, sobretudo, respeito a essa parcela da popula√ß√£o. Queremos, através dessa programa√ß√£o, oportunizar o conhecimento sobre essas leis", diz.

O evento ainda discute temas como inclus√£o educacional, disfun√ß√Ķes sensoriais e suporte nutricional e traz, além de especialistas na √°rea de psicologia, pedagogia, terapia ocupacional e nutri√ß√£o, a coordenadora estadual de pol√≠ticas para o autismo, Nayara Barbalho da Cruz.

A live "Autismo: Inclus√£o e Pol√≠ticas P√ļblicas" é uma realiza√ß√£o do Instituto de Diagnóstico, Ensino e Pesquisa (Idipe) da Apae Belém, por meio do Programa de Educa√ß√£o Continuada (PEC), que promove a√ß√Ķes de forma√ß√£o aos profissionais da institui√ß√£o e fomenta parcerias com outras institui√ß√Ķes, visando inclus√£o e qualidade de vida das pessoas com defici√™ncia intelectual e m√ļltipla.

Comunicar erro
Portal Pará1

© 2021 Portal Pará1 - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Pará1