Belém e Região Belém

Fumbel volta atrás e cancela edital Cabanarte que não previa remuneração aos artistas

Por Pará1

13/01/2021 às 16:37:00 - Atualizado h√°

A pressa, como todos sabem, é inimiga da perfei√ß√£o. E a Funda√ß√£o Cultural do Munic√≠pio de Belém (Fumbel), depois de ter anunciado, no dia do anivers√°rio dos 405 anos de funda√ß√£o de Belém, na ter√ßa-feira, 12, o edital de fomento cultural Cabanarte, teve que voltar atr√°s, nesta quarta-feira, 13.

O próprio presidente da Fumbel, Michel Pinho, foi às redes sociais informar que o edital est√° cancelado. "Cancelamos o edital Cabanarte. Quando se erra tem que ter a humildade de reconhecer. É absolutamente justo que o artista receba seus subs√≠dios e fomentos. Desde ontem [dia 12] procuramos alternativas jur√≠dicas para verificar os pleitos. Diante de tantas quest√Ķes decidimos retirar o edital e constru√≠-lo em conjunto da classe art√≠stica, como j√° vem sendo feito com as escolas de samba e o segmento da leitura. Acho que o mais importante é reconhecer a falha e abrir para o di√°logo. Sempre. Agrade√ßo o apoio e pela compreens√£o", escreveu Pinho.

O edital Cabanarte, cujo o t√≠tulo foi sugerido por internautas, convocados por Michel Pinho, era um concurso de Pautas Gratuitas nos Espa√ßos Culturais pertencentes ao Complexo Memorial dos Povos, que previa apenas apoio log√≠stico aos que o pleiteavam, sem a justa e devida pretens√£o dos artistas por remunera√ß√Ķes.

Muitos artistas foram às redes sociais mostrando que eles precisam trabalhar e também receber cach√™s pelo trabalho. Uma dessas postagem dizia "Sr. Michel Pinho, artista n√£o precisa só de reconhecimento. Artista precisa comer e se sustentar".

Nota – Por volta de meio dia desta quarta-feira, 13, o edital foi cancelado, após a grita dos artistas nas redes sociais. A funda√ß√£o divulgou a seguinte nota: "A FUMBEL reafirma o seu compromisso de apoio aos diversos artistas e grupos culturais, baseada na cren√ßa de que o di√°logo é o melhor caminho para a constru√ß√£o de pol√≠ticas p√ļblicas efetivamente democr√°ticas. Sendo assim, informamos que todos os segmentos culturais contemplados no referido instrumento edital√≠cio, dever√£o ser inicialmente ouvidos para juntos elaborarmos um edital bem mais abrangente e respeitoso com a comunidade envolvida".

Fonte: Par√° Web News
Comunicar erro

Coment√°rios Comunicar erro

Pará1

© 2021 Pará1 - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Pará1