Pará Memória

Há 112 anos atrás, nascia Dalcídio Jurandir, o marajoara que ganhou o Brasil e o mundo, e se tornou um dos maiores escritores do país até hoje.

Por Pará1

10/01/2021 às 20:53:38 - Atualizado h√°

Em 10 de janeiro de 1909, na Vila de Ponta de Pedras (Ilha do Marajó, PA), nasceu Dalcídio Ramos Pereira, que viria a se consagrar no campo liter√°rio como Dalcídio Jurandir. Filho de Alfredo Pereira e Margarida Ramos, nasceu em um chalé à beira do rio, ainda hoje existente. Em 1910, mudou-se para Vila de Cachoeira, na mesma ilha. Ali passou sua inf√Ęncia, aprendendo com sua m√£e as primeiras letras.

Obtém o certificado de estudos prim√°rios, em 1924. Matricula-se, no ano seguinte, no Gin√°sio Paes de Carvalho. Antes de completar o segundo ano, em 1927, cancelou sua matrícula e viajou para o Rio de Janeiro (RJ), a bordo do navio do Loide, Duque de Caxias, em 1928.

No Rio, enfrentou dificuldades ao chegar. Foi lavador de pratos no Café e Restaurante S√£o Silvestre, no bairro da Saúde. Conseguiu, após um breve tempo, o lugar de revisor na revista "Fon-Fon", onde colaborou sem remunera√ß√£o. Voltou a Belém no mesmo navio, tendo aproveitado a viagem para ler livros de cl√°ssicos portugueses e de poetas nacionais, que lhe foram emprestados por seu amigo, Dr. Raynero Maroja.

O prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Dr. Israel Klabin, d√° seu nome a uma rua no Condomínio Riviera dei Fiori, na Barra da Tijuca.Em Ponta de Pedras, sua cidade natal, h√° uma escola com seu nome.

Em 2001 concorre com demais personalidades ao título de "Paraense do Século". No mesmo ano, em novembro, é realizado o Colóquio Dalcídio Jurandir, homenagem aos 60 anos da primeira publica√ß√£o de Chove nos Campos de Cachoeira.

No dia 16 de junho de 1979, o escritor falece na cidade do Rio de Janeiro (RJ), sendo sepultado no Cemitério de S√£o Jo√£o Batista.

A prefeitura de Belém homenageia o autor, dando seu nome a uma pra√ßa pública naquela cidade. Em Ponta de Pedras, sua cidade natal, h√° uma escola com seu nome. O prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Dr. Israel Klabin, d√° seu nome a uma rua no Condomínio Riviera dei Fiori, na Barra da Tijuca.

Fonte Site Dalcídio Jurandir/Portal Marajó

Comunicar erro

Coment√°rios Comunicar erro

Pará1

© 2021 Pará1 - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Pará1