Candidato a novo presidente da Câmara de Deputados
Lideranças partidárias ligadas à Diversidade de 11 agremiações políticas - MDB, PSB, PSDB, PDT, PV, DEM, PT, Rede, Cidadania, PC do B e PSOL - criaram uma frente ampla para apoiar o nome de Baleia Rossi (MDB) à presidência da Câmara Federal. O apoio foi definido de forma virtual no sábado, 9.
O movimento, intitulado Frente Ampla da Diversidade e Direitos Humanos, visa somar esforços sob a égide de uma gestão independente e democrática e em desfavor do projeto de tutela do presidente Jair Bolsonaro à Câmara dos Deputados, que notoriamente não dialoga com a Diversidade.
Segundo a presidente nacional do MDB Diversidade e Inclusão, Janaína Renée, a ideia é que a frente imprima mais capilaridade para as discussões e proposições de Projetos de Lei voltados às populações vulneráveis, principalmente àqueles com ênfase nos direitos humanos e na inclusão social.
"Desejamos um olhar sensível para as nossas pautas e para agendas caras à nossa população, e temos certeza de que o deputado Baleia o terá. A prova disso é a criação, por ele, de um núcleo específico dentro do MDB para tratar Diversidade e Inclusão", defende Janaína.
O movimento busca reunir força e ideias das diferentes siglas partidárias em um só objetivo: o fomento e a efetivação de políticas de inclusão aos vulneráveis. "Ainda que existam diferenças ideológicas-partidárias, esse tipo de movimento é cada vez mais necessário para que possamos vencermos a política do ódio e avançarmos em pautas necessárias no Brasil", finaliza Janaína.
Representantes nacionais que compõem a Frente Ampla de Diversidade e Direitos Humanos:
PSDB- Edgar de Souza
PDT- Amanda Anderson
PV- Dora Cordeiro
Dem- Audenir de Carvalho
PT- Janaína de Oliveira
PSB- Tathiane Araujo
Rede- Anderson Ribeiro
Cidadania- Eliseu Neto
PC do B- Jhow Silva
PSOL- Flávio Pinto
MDB- Janaína Renee
Texto: Reinaldo Barros e Amanda Engelke